TRANSLATE

sábado, 26 de março de 2016

MENSAGEM PASTORAL

 Porque Ele Vive...
“Ele não está aqui, RESSUSCITOU!” (Mt 28. 6ss).
Há uma canção muito apreciada por evangélicos e católicos cujo refrão diz algo mais ou menos assim: “porque Ele vive eu posso crer no amanhã, porque Ele vive temor não há...”, confesso que sempre gostei muito de pensar no significado profundo dessa frase. Na ressurreição de Jesus Cristo não só os nossos temores comuns são desfeitos, mas aquilo que causa mais horror e absurdidade à vida humana também é destruída, isto é a morte. Quando celebramos a Páscoa de Jesus Cristo dentre outras coisas, celebramos a esperança de que os horrores, as corrupções, os desmandos, as violências e as mentiras deste mundo estão com os seus dias contados. Na força da ressurreição cremos num amanhã melhor com o triunfo da justiça, da equidade, do amor e da vida sobre a morte, o mal, o pecado e todo o sofrimento que deles decorre. A Páscoa não nos faz sonhar com uma utopia, com um mundo de conto de fadas, mas nos dá a certeza desde agora de que as sementes do Reino já estão germinando no mundo. Que as trevas já estão cedendo o seu lugar para a luz de um novo dia e que as lágrimas darão o seu lugar para o sorriso, o luto cederá a sua vez para a festa, a depressão fugirá ante a presença da alegria, a ansiedade desaparecerá e se perderá num mar de satisfação e de plenitude de vida. A cruz e o túmulo vazios são o início de um mundo novo que lentamente vai sendo formado e ganhando vida na história humana. Tudo o que aconteceu na cruz do calvário e tudo o que Cristo nos conquistou e nos doou em sua ressurreição vão aos poucos, no tempo de Deus, segundo o seu plano de alcançar muitos de todas as tribos, raças, línguas, povos, nações, em todos os séculos, até que se complete o número dos eleitos, tornando-se mensurável, real. Já podemos em esperança contemplar o mundo novo que surge do triunfo de Jesus na cruz e na ressurreição e assim mais se alegra o coração cruz e na ressurreição e assim mais se alegra o coração porque sabemos que de Páscoa em Páscoa caminhamos para a Páscoa definitiva nos céus. Em cada Páscoa mais nos aproximamos, mais curto se faz o caminho, menos longa se torna a nossa peregrinação e mais urgente se faz a nossa missão. A ressurreição de Jesus nos faz sonhar com a glória, mas não nos tira os pés do chão, os pés da realidade. Enquanto peregrinamos para a pátria, por onde passamos e onde estamos presentes, somos convocados a disseminar no mundo as muitas bênçãos recebidas. Não somos somente portadores da bênção, senão, que somos mais ainda os seus distribuidores. Não a recebemos somente para nós, mas a recebemos para uma tarefa muito específica, compartilhar com mundo e anunciar as grandezas de Deus. A ressurreição e tudo o que ela significa se traduz pela Comissão dada por Jesus ressurreto aos discípulos em uma de suas últimas aparições antes da ascensão: “indo por todo o mundo e fazei discípulos” (Mt 28.19). (Fiz questão de conservar um só verbo no imperativo nessa frase, mais consoante com o original grego). Isto significa que enquanto vivemos o tempo de nossa peregrinação, às voltas de viver aqui as nossas obrigações para com todos os homens, os cuidados com a família e os amigos, o progresso da sociedade, a manutenção da paz e da ordem, bem como a promoção da justiça e etc., há uma ordem dada que não pode ser negligenciada: Fazer discípulos! A ressurreição de Cristo fez de todos os discípulos, de todos nós, missionários do Reino de Deus. Missionários equipados na igreja para servirmos no mundo, até que todos os cidadãos do Reino tenham sido chamados pela pregação e pelo testemunho. Quando esse dia chegar, e ele não demora a vir, tudo o que agora contemplamos sob o véu dos sacramentos e imaginamos pela força das narrativas Bíblicas se tornarão a mais pura realidade e os que por essas coisas aqui suspiraram hão de deliciar-se no cumprimento de cada promessa nascida da cruz e contemplada na ressurreição. Feliz Páscoa a todos. Feliz espera do dia que é já e ainda não!

Reverendo Luiz Fernando dos Santos 
Ministro da Igreja Presbiteriana Central 

Nenhum comentário:

Postar um comentário