TRANSLATE

sábado, 7 de maio de 2016

REGADOR

                                                                 Regador         
Domingo, 08 de maio de 2016 – Mês da Família – Lucas 5. 1-11- Ascensão do Senhor

I – Puxando pela memória: Há quarenta dias celebrávamos a Páscoa da Ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Hoje a igreja comemora a Ascensão do Senhor Jesus aos Céus que foi levado às alturas a vista de seus discípulos para tomar assento à mão direita do Pai. Na ascensão de Jesus Cristo a nossa humanidade está representada e definitivamente vitoriosa em seu corpo glorificado. Em nossa liturgia continuamos a acompanhar Jesus em seu ministério na região da Galiléia. A perícope de hoje nos faz testemunhar os primeiros sinais miraculosos de Jesus e o convite feito aos seus primeiros discípulos. A cena da pesca maravilhosa nos ensina algumas verdades espirituais que faremos bem em apreender em nossas almas. O discipulado cristão não é e nunca foi uma coisa que pode ser vivido e experimentado dentro de nossa zona de conforto. Não há como seguir o Senhor Jesus Cristo exigindo garantia de segurança de toda ordem. Pelo contrário, haverá sempre o convite para tomar a barquinha frágil de nossas vidas e nos dirigirmos às águas mais profundas. Receber a Jesus Cristo em nossas vidas significará sempre deixar as águas rasas e o porto seguro de nossas humanas convicções. O discipulado exigirá de nós audácia e confiança para nos deixar conduzir por um caminho aonde jamais estaremos no controle. Foi assim com Pedro e seus amigos, foram instados a obedecer contrariando toda experiência e toda lógica que presumiam possuir. A resposta de Pedro deve ser considerada seriamente por nós e deve questionar-nos: “por causa da Tua Palavra”, isto é, vou obedecer, vou te seguir, vou entregar o comando da embarcação da minha existência e abandonar a mediocridade do porto e vou para o alto mar, onde as ondas são encapeladas e o vento bravio, todavia, porque és Tu quem o dizes, hei de confiar, hei de acreditar e só em Ti esperar. Pedro e seus amigos pescam como nunca antes, recolhem tantos peixes, como nunca dantes, prenunciando assim a vida abundante de todo aquele que se decide por escutar, acolher, acreditar e pôr em prática tudo o que o Senhor diz em seu Evangelho.

II – Provocando: Em sua experiência atual de seguir a Jesus Cristo como discípulo você tem experimentado um convite cada vez maior para a radicalidade, para deixar uma religiosidade confortável de compromissos apenas formais? Você pode dar um testemunho real de frutos e bênçãos decorrentes de sua acolhida e obediência da Palavra? Diga fatos concretos.

III – Bebendo na fonte: Leia a pergunta 75 do Catecismo Maior e responda: O que é requerido de cada cristão para seguir a Cristo numa vida de radicalidade?

IV – Leituras Bíblicas: Seg.: Hb 10. 32-39; Ter.: Hb 12. 4-12; Qua.: 1 Pe 2. 1-10; Qui.: 2 Pe 1. 3-11; Sex.: Ef 4. 17-24; Sáb.: Rm 13.8-10.

V – Hinos: Seg.: HNC 131; Ter.: HNC 135; Qua.: HNC 116; Qui.: HNC 318; Sex.: HNC 306; Sáb.: HNC 312.

VI – Literatura:O Discípulo Radical” – John Stott, Ed. Ultimato.

Oração

Ó Deus, Teu Filho elevado aos céus é a certeza de nossa vitória. Seu corpo glorificado nos representa diante da Tua majestade nas alturas. Concedei a nós durante a nossa peregrinação terrena, contar nos céus com a mediação de tão grande intercessor. No Nome d’Ele, Jesus, que oramos agradecidos. Amém”. (Do Livro Comum da Igreja Celta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário