TRANSLATE

sábado, 28 de maio de 2016

REGADOR

Regador
Domingo, 29 de maio de 2016 – Tempo Ordinário – Lc 7. 11-17

I – Puxando pela memória: Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia cumprindo a sua missão anunciada em Lc 4. 18 ss. Falando do Reino de Deus, do amor misericordioso do Pai, corrigia e admoestava os homens religiosos, reconciliava os pecadores com Deus e tocava os corpos em suas dores, sofrimentos e necessidades. Esses milagres atestavam a veracidade de suas palavras e apontavam irreversivelmente para a sua messianidade. O milagre de hoje que tanto causou alvoroço, que demonstrou o impressionante poder de Jesus sobre a morte e sobre qualquer lei natural foi precedido de um sentimento humano. Um sentimento que de tão humano quase não se pode achar em corações corruptos e manchados pelo pecado. Jesus Cristo compadeceu-se, ou seja, padeceu com, deixou-se tocar pela dor daquela mãe, colocou-se em seu lugar, sentiu as suas lágrimas, Aqui, antes do milagre, Jesus demonstrou a plenitude de sua humanidade perfeitíssima. A experiência da salvação não é uma realidade que nos leva a ser tão puros, tão angélicos, tão espirituais que nos distanciem dos fatos da vida. Antes, pelo contrário, a salvação fez de nós pessoas mais humanas, mais decididamente humanas. Humanidade e carnalidade não são a mesma coisa. Nossa humanidade regenerada e resgatada deve imitar a humanidade de Jesus. Quanto mais santos o Espírito nos faz, mais sensíveis devemos ser quanto a sorte dos homens e mulheres que nos cercam. Um cristão indiferente ás dores e angústias do mundo não pode ser considerado cristão de verdade sobre nenhum aspecto. O interesse por coisas de religião, teologias, doutrinas e etc. que não esteja assentado sobre um coração piedoso e compadecido, é tanto inútil quanto temerário. Jesus realiza esse milagre para demonstrar a sua condição de Messias e para demonstrar um sinal da ressurreição final que Ele concederá aos eleitos quando de sua própria ressurreição, todavia, a mão que moveu o seu poder foi a compaixão. Sem compaixão mesmo o maior dos milagres não pode comunicar graça alguma.

II – Provocando: Em sua relação com Deus você tem sentido o seu coração condoer-se e sentir compaixão por toda sorte de sofrimento dos homens? Você já se viu julgando e condenando um morador de rua, uma família pobre ou qualquer outro desvalido a partir de qualquer pressuposto ou preconceito? Como você lidou com isso diante de Deus?

III – Bebendo na fonte: Leia a Confissão de Fé 16. 1-7 e diga: como a transformação dos nossos corações pela Graça pode levar-nos a ter um coração que se preocupa com o outro?

IV – Leituras bíblicas: Seg.: Mt 20.34; Ter.: Mt 18.33; Qua.: Jó 6.14; Qui.: Gn 40.14; Sex.: Lc 15.20; Sáb.: Mc 14.14.

V – Hinos: Seg.: HNC 171; Ter.: HNC 178; Qua.: HNC 221; Qui.: HNC 121; Sex.: HNC 386; Sáb.: HNC 135.

VI – Literatura:Humildade – Verdadeira grandeza”, C.J. Mahaney. Ed. Fiel.

Oração:
“Concede-nos por Tua bondade Pai, que sejamos tão semelhantes a Jesus, que nossos corações transbordem sempre de compaixão por todos quantos andam errantes sem pastor. Por Cristo Teu Filho é que oramos. Amém”. (Igreja Gaulesa).



Nenhum comentário:

Postar um comentário