TRANSLATE

sábado, 18 de junho de 2016

INSTITUTO SAMARITANO

Instituto Samaritano retomou atendimentos a partir desta sexta
O Instituto Samaritano de Proteção Social (ISPS) irá retomar suas atividades a partir desta sexta-feira, 17, em sua sede à Rua Campos Sales, 74, no Centro. O serviço voluntário será oferecido no pernoite (das 19h00 às 7h00) a dez pessoas em situação de rua devidamente cadastradas e acompanhadas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social).
A decisão foi tomada na tarde de quarta-feira, 15, durante reunião da comissão de elaboração do Plano Municipal para as Pessoas em Situação de Rua, e desde ontem estão sendo avaliados os perfis de cada cadastrado na Promoção Social para que possam ser definidos os dez homens que se encaixam nos critérios do Samaritano.

“Essa reativação já vinha sendo discutida há algum tempo e era uma das ações a curto prazo do Plano Municipal. Estávamos dependendo da contratação de cuidadores noturnos e no início da semana o Prefeito Paganini autorizou essas contratações para que possamos iniciar o atendimento”, esclareceu a secretária de Promoção Social, Eliana Assugeni Sobreiro Dias.
Dentre as regras da hospedaria estão a atenção com o horário máximo para entrada e saída – até às 20h e 7h, proibição de deixar o local durante a noite, exigência de higiene pessoal, proibição de entrada com álcool, drogas, materiais cortantes e armas de qualquer tipo, colaboração com a limpeza e organização do espaço e manutenção da ordem. O período máximo que cada um dos assistidos pode usufruir do serviço é três meses e correm o risco de perder a vaga aqueles que ultrapassarem o número de faltas permitido (duas) ou de advertências.
“O CREAS já tem o cadastro dessas pessoas em situação de rua e eles começarão a ser convidados para assumirem as vagas. Contudo, sabemos que alguns não aceitam as regras e, consequentemente, não usufruem do benefício”, explicaram Paulo Anacleto e Fátima Cecília Cintra Anacleto, voluntários do Instituto Samaritano.
Na entrada da casa, cada um dos usuários deverá assinalar sua presença e guardar todos os pertences em um guarda volume devidamente trancado. Em seguida, partirão para o banho e receberão o jantar, que será oferecido por voluntários. Após a refeição, todos deverão lavar a louça e suas roupas, as quais retirarão no dia seguinte.
Na programação de atividades ainda estão contemplados períodos para assistir televisão e arrumar as camas ao despertar. De segunda a sexta-feira o café da manhã será servido no CREAS, enquanto que aos finais de semana eles o receberão antes de deixar o Instituto. “É importante destacar que não se trata de um albergue e que o atendimento será feito exclusivamente aos casos encaminhados pelo CREAS”, reiteraram os voluntários.
“Graças ao Samaritano, estamos dando andamento a este importante projeto de nossa comunidade, em que a solidariedade e o respeito ao próximo falam mais alto e são nossas motivadoras”, afirmou o prefeito Paganini.
FONTE: Prefeitura Municipal de Itapira








Nenhum comentário:

Postar um comentário