TRANSLATE

sábado, 25 de março de 2017

REGADOR

Regador
26 de março de 2017 – Tempo em Preparação para a Páscoa – Roxo – Romanos 2.17-29

I – Puxando pela memória: Domingo retrasado vimos a condição de Paulo como um cristão consciente de sua posição em Cristo como servo. Vimos que em sua chamada e separação para o ministério, Deus serviu-se da história pessoal de Paulo e suas circunstâncias peculiares a fim de prepará-lo, pela providência, para a obra do apostolado. Vimos também a natureza divina do Evangelho, seu conteúdo que é Cristo e o resultado de sua proclamação, a igreja dos santos que pertence a Cristo Jesus para desfrutar da Graça e da paz de Deus em Cristo. No domingo passado, o texto de Romanos 1.18-32 é simples, claro e natural. A chave para compreendermos esses versículos está no versículo 28 que diz: “desprezaram o conhecimento de Deus”. A exposição do evangelho confronta nossa vida, nosso ego, nossas ações e atitudes. Isso é tão forte e real para os nossos dias, que nós nos tornamos parecidos com aquilo que adoramos. No texto de hoje, Romanos 2. 17-29, o apóstolo Paulo chama a atenção dos cristãos por inúmeras atribuições que a eles haviam sido confiadas; entretanto, não estavam sendo bons exemplos ou passando de forma verdadeira os ensinos aos outros. Na verdade, eles estavam agindo e praticando erroneamente os princípios que deveriam ensinar aos que ainda não conheciam o Evangelho. Era para serem guia para os cegos, luz para os que estavam em trevas, instrutor dos ignorantes e mestre de crianças. Estes cristãos acomodaram-se de tal forma que o nome de Deus estava sendo blasfemado entre as outras nações por causa deles. E isso não é diferente em nossos dias. Nós, cristãos, deveríamos ser diferentes e pôr em prática tudo aquilo que aprendemos sistematicamente nos ensinamentos produzidos pelas Escrituras. Muitas coisas que acontecem hoje diante dos nossos olhos é fruto de um comodismo de nossa parte em não anunciar as Boas Novas do Evangelho de Jesus Cristo ao mundo. Nós precisamos pedir a Deus que nos ajude e nos capacite a realizar esta obra a cada dia. Necessitamos urgentemente de uma mudança interior radical, para que o nosso exterior revele aquilo que verdadeiramente somos interiormente; pois a boca fala do que está cheio o coração. Mateus 12:34.
II – Provocando: Ao ler as perguntas 137 a 142 do Catecismo Maior (CM) e os textos bíblicos apresentados, e responda como podemos relacionar o que o apóstolo Paulo exorta os cristãos romanos naquela época e aplicar em nossos dias?
III – Bebendo na fonte: Separe duas horas desta semana e leia toda a carta aos Romanos. Quando terminar, releia.
IV – Leituras: Seg.: Isaías 48.1-11; Ter.: Lucas 18.9-14; Qua.: Ezequiel 36.19-27; Qui.: Efésios 2.1-10; Sex.: 1 Pedro 2.1-10; Sáb.: Romanos 8.
V – Hinos: Seg.: HNC 188; Ter.: HNC 201; Qua.: HNC 323; Qui.: HNC 310; Sex.: HNC 31; Sáb.: HNC 210.
VI – Sugestão de literatura:O Cristão e as questões éticas da atualidade” – Walter C. Kaiser JR. Vida Nova.
Oração

Deus Todo-Poderoso, como tu sabes que somos fracos e sem poder; guarda-nos exteriormente, no corpo, de toda adversidade e interiormente, na alma, de todo mau pensamento, para que sejamos achados íntegros diante de ti; por Jesus Cristo, Teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.” 
(Livro de Oração Comum - 3º Domingo em Preparação para a Páscoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário