TRANSLATE

sábado, 20 de maio de 2017

REGADOR

Regador
21 de maio de 2017 – 6º Domingo da Páscoa – Branco - Romanos 5.12-21

I – Puxando pela memória: A ênfase deste texto é a abundância da graça. Aqui o apóstolo contrasta o reino do pecado com o reino da graça e mostra que, embora haja um ponto de semelhança entre eles, há muitos pontos em que eles diferem, e em que a graça triunfa sobre o pecado. Tudo isto é para o encorajamento do pecador, para que ele possa ser levado do cativeiro do pecado para a esperança e viver sob a influência da misericórdia de Deus. Num resumo destes versículos podemos dizer que: A graça e o pecado vêm por uma pessoa. "Por um homem entrou o pecado no mundo, e a morte pelo pecado" (versículo 12); "Por meio da ofensa de um muitos morreram" (versículo 15); "A morte reinou por um" (ver 17); "Pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores" (versículo 19). Assim também com o reino da graça. "A graça de Deus e o dom pela graça, que é por um só homem, Jesus Cristo" (versículo 15); "Aqueles que recebem abundância de graça e do dom da justiça reinarão na vida por um, Jesus Cristo" (verso 17); "Assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos" (versículo 19). Observe aqui o poder do indivíduo para o bem ou para o mal. Nossos atos são difundidos em suas influências e eternas em suas consequências. "Nenhum de nós vive para si mesmo". Será que a nossa vida será uma maldição para aqueles que nos rodeiam, ou uma bênção? Estaremos entre aqueles cuja meta e missão no mundo parece ser fazer todo o mal ou toda a maldade que podem? Ou estaremos entre aqueles que tentam seguir os passos daquele que "andava todos os dias fazendo o bem"?As repostas para as perguntas acima são: "Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo" 1 Cor 15:57. Graças a Deus que por meio de Jesus Cristo temos o perdão dos nossos pecados. Graças a Deus que através de Jesus Cristo temos nova vida e vida eterna assegurada. Graças a Deus que por causa de Jesus Cristo nossos pecados foram perdoados, nossa dívida está quitada e agora podemos chamar Deus de Pai e como extensão destas bênçãos temos uma família que está sendo ajuntada dia após dia para o encontro final. Graças a Deus que em Cristo temos nossa herança celestial garantida e a certeza de que Nele tudo está seguro para sempre. Se por um lado o pecado abundou, graças a Deus que a graça superabundou.

II – Provocando: O que é o pecado original? Como isso nos afeta? Como devemos compreendê-lo? Quais são os problemas relacionados com ele?

III – Bebendo na fonte: Leia na Confissão de Fé de Westminster – CFW – o capítulo VIII De Cristo O Mediador, o capítulo XII Da Adoção e os textos bíblicos e veja como Jesus Cristo faz a graça ser superabundante na vida dos seus. Veja também estes textos: 1 Coríntios 15.21,22;45; Romanos 3.20; 4.15; 1 João 3.4,5; Isaías 53.11; Mateus 20,28; 26.28; João 12.32; Hebreus 2.9; João 15.22; Gálatas 3.19,20;23; Lucas 7.47; 1Timóteo 1.14.

IV – Leituras: Seg.: Gênesis 2; Ter.: Gênesis 3; Qua.: Gênesis 4; Qui.: Romanos 5; Sex.: Romanos 8; Sáb.: Hebreus 7

V – Hinos: Seg.: HNC 192; Ter.: HNC 198; Qua.: HNC 164; Qui.: HNC 186; Sex.: HNC 42; Sáb.: HNC 54.

VI – Sugestão de literatura:Justificação e Regeneração” – Charles Leiter. Editora Fiel
Ó Deus, tu que preparaste para os que te amam coisas tão excelentes que excedem o nosso entendimento, inspira em nossos corações tanto amor por ti, que, amando-te em tudo e acima de tudo, alcancemos as tuas promessa que vão além de tudo o que podemos desejar; por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só deus agora e sempre. Amém.  Livro de Oração Comum, coletas, p.161.

Nenhum comentário:

Postar um comentário