TRANSLATE

sábado, 17 de junho de 2017

REGADOR

Regador
18 de junho de 2017 – 11º Domingo do Tempo Comum – Verde
Romanos 6.15-23

I – Puxando pela memória: No domingo passado, vimos que o contexto canônico em que se encontra o capítulo 6 apresenta o indicativo da vida cristã: morremos e fomos ressuscitados com Cristo. Isto se estende até o capítulo 8.16, no qual Paulo se dedica ao tema da santificação como decorrência inevitável da justificação. Este tema ele já havia tratado do capítulo 3.21 até o capítulo 5.21.
O argumento dos versículos 15-23 é brevemente o seguinte: o princípio de que não estamos sob a lei (Mosaica) leva à ilegalidade e ao pecado? Não! Pois, embora estejamos livres da lei mosaica como tal, ainda estamos sob a lei da justiça (1 Co. 9:21 “Não sendo sem lei para Deus, mas sob a lei de Cristo”.). Somos livres da lei e livres do pecado, mas somos fiéis à justiça. Veja o que diz o versículo 18. "E, sendo libertos do pecado, tornaram-se servos da justiça".
Como pano de fundo, Paulo usa o imperativo da vida cristã: “agora vivam em conformidade de vida”, Romanos 6.11-13. Ele nos chama a atenção novamente no versículo 15: “não viva pecando”; v.18: “libertados do pecado, sede servos da justiça”; v. 22: “aquele que foi justificado e santificado, agora vive de maneira diferente cultivando o fruto para a santificação e obedecendo aos preceitos que estão nas Escrituras Sagradas”. Tudo isso está ligado ao v. 4 no qual Paulo diz que devemos andar em novidade de vida. Esta novidade é: Cristo morreu para o pecado – os cristãos morreram com Cristo; logo, os cristãos morreram para o pecado e agora devem viver de maneira diferente se santificando a cada dia e um dos resultados é a obediência.
Nós só conseguimos produzir bons frutos agora, porque Jesus Cristo cumpriu toda a obra de salvação e redenção de maneira perfeita em obediência; em vista disso, foi colocado em nós o Espírito Santo da verdade. Através deste, vamos lutando e fugindo do pecado todos os dias e com isso, diariamente, vamos nos santificando em nossa caminhada aqui neste mundo, para que quando Cristo voltar para buscar a sua igreja, subamos com Ele e na glória seremos perfeitamente santo. Até lá, precisamos resistir a todas as ciladas, tentações e provas que sobrevirão até nós, obedecendo ao nosso Senhor Jesus Cristo, pois somos servos dele agora.

II – Provocando: Quem é o autor da santificação? Quais são os frutos da santificação? A quem devo obedecer?

III – Bebendo na fonte: Leia na Confissão de Fé de Westminster – CFW – o capítulo XIII – Da Santificação e veja o processo gracioso que é implantado na regeneração é gradualmente desenvolvido na santificação nos envolvendo por inteiro e jamais será perfeita nesta vida, mas através da graça jamais fracassará. Este textos nos ajudam diante destas indagações. 1 Coríntios 6.11; 2 Tessalonicenses 2.13; 1 João 1,10; Romanos 7.18,23; Efésios 4.15,16; 2 Pedro 2 3.18; 2 Coríntios 3.18 e 7.1.

IV – Leituras: Seg.: Romanos 1.5; 3.8; 5.12, 20-21; 6.1-4; Ter.: João 8.34,36; 15.8,16; Qua.: Gálatas 5.13-15; 6.4-10 Qui.: Tiago 1.12-27; Sex.: 1 Pedro 1.13-25; Sáb.: 1 Pedro 2.1-10.

V – Hinos: Seg.: HNC 48; Ter.: HNC 90; Qua.: HNC 131; Qui.: HNC 284; Sex.: HNC 268; Sáb.: HNC 72.

VI – Sugestão de literatura:Santidade” – J.C. Ryle. Editora Fiel,


Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.
Hebreus 12:14.


Onipotente Deus,
concede a todas as pessoas chamadas a te seguir,
perseverança na proclamação de tua verdade,
e que, com ousadia ministrem a tua justiça com amor.
Mediante nosso Salvador Jesus Cristo,
que vive e contigo e com o Espírito Santo,
um só Deus, agora e sempre.
Amém.


Livro de Oração Comum, Próprio 6, Tempo Comum 11. p. 450

Nenhum comentário:

Postar um comentário